sábado, 24 de novembro de 2018

Crianças sabem brincar

Nos idos dos anos da década de 1990, à caminho da faculdade com minha amiga Soleny fomos surpreendidas por algumas crianças que brincavam na calçada próxima da faculdade que, por curiosidade, nos perguntaram para onde íamos àquela hora da noite com livros e cadernos na mão. Respondemos que íamos estudar. Uma menina nos olhou com assombro e perguntou-nos porque não íamos à escola durante o dia, ao que respondemos que durante o dia trabalhávamos. A resposta perturbou a menina que de imediato perguntou: -E a que hora vocês brincam? Não tivemos resposta.
Passadas três décadas creio que agora sou eu quem devo perguntar às crianças a que horas elas brincam.
Provavelmente as crianças me olharão com olhos confusos sem entender minha pergunta, afinal: o que é brincar?

Brincar deixou de ser algo que fazemos sem esforço, que nos diverte e faz o tempo passar com alegria. Brincar agora é praticar a "ludicidade", algo tão complexo de se compreender que são escritos artigos científicos para esclarecer o que é, e não esclarecem. 

Mas tudo bem, vamos educar as crianças de modo "lúdico", e lembrem-se: "isso não é brincadeira" é coisa séria.
É preciso lei, norma e muitas reuniões para elaborar um estatuto prevendo a "ludicidade" no ensino, senão as crianças não se interessam pela aula e, consequentemente, não aprendem.

Não sei se me envergonho dos "educadores" e pais que pensam dessa forma, ou apenas me entrego à simples paralisação dos meus sentidos para compreender o que se passa em suas mentes.
Fato é que tenho medo de começar a pensar como eles e, como sou criativa, ser capaz de piorar tudo. Só que não. Efetivamente são insuperáveis.

Naturalmente os responsáveis por essa ideia não brincaram o suficiente para saber que jamais, para uma criança, a escola pode ser brincadeira, e isto pelo simples fato de que a criança quer fazer algo sério para sentir-se no direito de brincar. 
Como me disse aquela menina na calçada da faculdade, brincar tem hora e não é na hora de estudar, tomar banho, escovar os dentes, ir à escola ou ao médico. Criança é infante, não idiota.

Criança sabe o que é dever, obrigação e direito.
Criança quer ter obrigações e deveres separados da brincadeira para sentir-se no direito de brincar.

Podíamos aprender com elas, mas decidimos ignorar a sabedoria dos infantes e torná-los tão infelizes quanto nós, os "adultos".
Decidimos levá-las ao inferno da insatisfação eterna pela busca da alegria que não repara, e que não completa o diálogo com a vida.

Toda criança é dotada de saber. Entendem o que é noite e dia, espera e encontro, e alívio do repouso compensador pela luta, pois ao nascer venceu a primeira e mais dura batalha da existência, o de ser expulso do ventre materno para este mundo.

No entanto optamos por desdenhar dessa sabedoria, assim como rejeitamos a dos idosos. 
Pobres diabos somos nós ensinando nossa miséria para quem sabe tudo da vida e que com o tempo naturalmente deixará de ser sábio para ser um adulto.

Se querem conhecer o que é obrigação e direito pergunte a uma criança antes de perguntar a um jurista. 

Ensinem as crianças a ler, a escrever e todo conhecimento científico, mas as deixem em paz para brincar depois das aulas. Elas agradecerão.

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