domingo, 8 de dezembro de 2013

Conduta Profissional

Proponho uma reflexão sobre nossa conduta profissional e nossas exigências. 
É fato que exigimos, porque pagamos e merecemos, que nos sejam oferecidos serviços de boa qualidade e a preço honesto. Quando precisamos de um médico queremos encontrar um bom médico que saiba ler os exames de laboratório e receitar o remédio adequado. Ao entregarmos a um cabeleireiro nossa cabeça esperamos, ao final do trabalho dele, que fiquemos com nossos cabelos bem cortados, bem tingidos, se for o caso, e bem penteados. O mecânico precisa conhecer seu trabalho e isto exigimos quando levamos nossos carros para que eles consertem. Da mesma forma não toleramos o pedreiro, encanador ou eletricista que não faz bem seu trabalho.
Essa constante exigência, necessária e correta, me remete a uma reflexão sobre meus alunos que não gostam de estudar e aos inúmeros cidadãos que reclamam dos serviços prestados pelos profissionais liberais, autônomos, funcionários públicos e alguns do mercado privado que não se deram conta de suas obrigações. 
Faz-me pensar e perguntar a meus alunos que "fazem a faculdade" mas não cursam a disciplina, isto por preguiça, mediocridade ou simples desinteresse, se eles merecem encontrar um bom médico quando precisarem.
Teria direito à reclamação da falta de qualidade de algum profissional quem não é um bom profissional? 
Em que medida podemos exigir um bom serviço se nós mesmos não prestamos um bom serviço?
Naturalmente devemos resguardar a diferença, uma vez que alguns se sobressaem. No entanto dentro dos limites e sob as mesmas condições não podemos exigir o que nos negamos a oferecer. 
Ser um bom profissional é fundamental para nossa felicidade e felicidade daqueles que nos procuram. Afinal é muito bom precisar de um médico e encontrar um médico de verdade, daqueles que gostam e sabem o que faz. É de nos elevar a estima e a auto confiança sair de um estúdio de cabeleireiro com nossos cabelos adequadamente cuidados. É muito confortador deixar aos cuidados de um bom pedreiro e um engenheiro responsável a construção de nossas casas.  E é bom demais fazer uma refeição em um restaurante em que o cozinheiro sabe medir os ingredientes e temperar a comida.
E quanto aos advogados, então, como é indispensável que atuem com conhecimento de causa.
Alivia o peso da vida ter na agenda o número do telefone de alguém competente ou conhecer o endereço de alguma oficina ou escritório de gente trabalhadora e profissional. Parece pouco, mas não é. Quanta segurança nos oferece ter à nossa disposição um talentoso e disposto profissional quando precisamos!
Sejamos bons profissionais. Isto diminui nossas aflições e pode até ser motivo de alegria.
Quando for solicitado para prestar um serviço ou fazer um trabalho pense nisso.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Tudo vale a pena,  quando a alma não é pequena.  ( Fernando Pessoa) Informação é barulho, Conhecimento é música. Informação faz ...